Pesquisar este blog

28/03/2013

Facebook ou … ?


E digo isto a vocês que conhecem o tempo: já é hora de se despertar do sono. Agora a nossa salvação está mais perto do que quando cremos no princípio. A noite está quase acabando, o dia já vai raiar. Portanto, abandonemos as obras das trevas e peguemos as armas da luz. Andemos honestamente, como em pleno dia. Não podemos desperdiçar as preciosas horas em entretenimentos ou em farras, em festanças, nem em futilidades, preguiça, distração, brigas, disputas e ciúmes. Mas tenham as qualidades de Cristo Jesus, nosso Senhor e não disponham nada para satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês. Romanos 13:11-14 (Tradução livre, baseado em algumas versões).
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Eu me encantei com a tecnologia quando ficou ao alcance dos homens comuns. Não precisaria mais ser um especialista para utilizá-la. Pude seguir minha escolha profissional, no meu caso, humanas, e curtir, conhecer e usufruir dos avanços tecnológicos. 
Como um menino que gosta de desmontar e remontar seu carrinho, mesmo que sobre peças, gosto de saber como funciona cada programa, cada sistema, mesmo que fique danificado. Que linguagem utiliza, quais os recursos, assim por diante. Gosto de saber como qualquer tecnologia funciona por dentro.
Todos os computadores funcionam com algum sistema constantemente atualizado. Eu comecei com o DOS, passando do Windows 3.1 até o XP, quando migrei para o Mac OS. Cada um desses sistemas são bem diferentes ao mesmo tempo que recebem influência uns dos outros.
Da mesma forma somos nós. Nascemos dentro de um sistema. Vivemos dentro deste sistema. Fazemos o que este sistema conduz e determina. Proclamamos este sistema. Somos programados e influenciados por este sistema. Até que, por uma graça transcendente, somos confrontados com outro sistema. Somos impelidos a mudar de sistema. Jesus, com sua morte na cruz, nos liberta e nos transporta do império das trevas para o reino do filho seu maravilhoso amor (Cl1.13). Saímos do sistema do mundo, das trevas, para o sistema da luz, de Deus.
— Porque, então, depois de já ter experimentado o novo sistema, penso no antigo? Porque me deixo flertar com as coisas que já passaram? Porque me enrolo com as coisas que não agradam a Deus?
Podemos ter algumas respostas para estas perguntas, mas quero levantar algo simples e básico. 
image
A mente tem uma semelhança muito grande com o computador: pode ser programável. Como nossa mente é influenciável! Está constantemente sendo programada. Todavia há uma enorme diferença: o computador não escolhe o seu sistema ou o seu programa. Não tem esta liberdade, não tem esta capacidade. A mente pode fazer as escolhas e está, constantemente, tomando suas decisões. 
Só existem dois sistemas para a mente humana: aquele que vem de fábrica, com o nascimento, e o sistema implantado pela transformação e renovação de nossa mente. O primeiro, herança de Adão. O segundo, conquistado pela morte Cristo na cruz “para nos desarraigar deste mundo perverso” (Gl 1.4).
Mas “os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz” (Lc 16.8). Estão debaixo do governo daquele que se opõe em tudo a Cristo. Estão programados para fazer somente o que interessa ao príncipe do mundo, que nada tem de Cristo. (Jo 12.31; 14.30). Estão planejados, em mentira, para satisfazer os seus desejos, a vontade do diabo que “jamais se firmou na verdade” (Jo 8.44).
Quando mudei de um sistema operacional para o outro, abandonei completamente o antigo. Tinha seus atrativos, mas ficou para trás, foi abandonado. Não me interessam programas que me permitam operar os dois sistemas. Não quero mais voltar àquele sistema, mesmo que eu perca muita coisa e até mesmo dinheiro. Só quero crescer no novo sistema, mesmo que isso leve tempo.
Desta forma, me sinto impelido pelo Senhor a abandonar completamente este sistema cativante e mundano chamado Facebook. Ele pode ser usado de uma maneira que glorifique ao Senhor, mas rouba muito o tempo. Se for responder a cada um que escreve ou “curte” uma mensagem, não dá tempo para fazer mais nada. Haja comentários!
Além do tempo que escoa diante dos nossos olhos, há uma quantidade de informações que eu simplesmente não precisaria saber. É como se estivesse a ler o jornal do dia, ou melhor, da hora.  Há muitos de assuntos da vida de cada um: passeios e devaneios, comidas e vidas, bebidas e despedidas, declarações e aberrações, conversas sem reservas, fotos sem fatos, fatos com fotos, poses para foto e foto sem recato… É muitas coisa.
— Porque tenho que saber tudo isto? Qual a utilidade? Qual o fruto? Onde querem chegar? Será que posso estar sendo enganado em alguma coisa? Qual a estratégia das trevas com tudo isso?
Um fato é certo: há muita competição. Há muita inconseqüência.
image
Cada um querendo se mostrar mais. Colocar mais fatos e fotos. Ser mais engraçado, provocar mais tudo nos demais, com chacotas, ironias, com ou sem risos. Cada um querendo ter seu minuto de fama, desejando que sua mensagem seja viral. E tudo isso sem pedir licença.
Como se isto não fosse suficiente, ainda há mais. Tudo é superficial. Não há necessidade de se aprofundar em nada. Não há tempo para isso. Cada vez mais aumenta a preguiça em ler textos mais longos e mais profundos. Tem que ser mensagens curtas, com poucas palavras, para uma leitura rápida. Ninguém quer se comprometer com o pensar. 
Alias, onde está o pensamento? Não interessa muito. Basta acreditar que sabe, basta aparentar que é alguma coisa. Antigamente o importante era “ser”. Com o tempo mudou para “ter”. Hoje o que mais se leva em conta é “parecer”. Não é preciso ser nada, não é necessário ter alguma coisa, mas é indispensável parecer muito. 
Superficialidade em altíssimo grau.
Aqui encontramos mais uma sagacidade das trevas: o afastamento das pessoas umas das outras. Elas “pensam” que são próximas, que as “conversas” são como se estivessem uma defronte a outra. Mas fazem isto com muitas pessoas ao mesmo tempo. É um verdadeiro teatro. Cada um representando seus múltiplos papéis com muitos ao mesmo tempo: amigos, colegas de faculdade, do cursinho, do trabalho, do futebol, da academia, da praia e da igreja. Com tantos ao mesmo tempo, é impossível ser profundo…
O propósito eterno de Deus, de ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus, envolve relacionamento. Não existe família sem contato humano, sem se ver nos olhos. Não existe família sem um cooperar com o outro, sem risos nem lágrimas. Família envolve um profundo relacionar. Um estar juntos apesar dos pesares. Tão pouco existem muitos filhos sem a proclamação. Até podemos fazer “on line”, mas para ganhar um irmão, tem que ser um de frente pro outro. O outro tem que ver o nosso “dar-se”. E o que falar do semelhantes a Jesus? Jesus foi e é um grande exemplo do relacionar com os próximos e com os distantes. Pessoalmente.
Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado, para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus.Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções […] Ora, o fim de todas as coisas está próximo;sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. 1 Pedro 4:1-7
Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração…Efésios 4:17-18
O gostar de tecnologia, o gostar de saber dos outros, o gostar de estar em evidência, entre muitos outros, pode se tornar paixões do homem. Cristo Jesus, nosso Senhor, deixou o exemplo para viver nos dias de hoje: não segundo a nossa carne, mas conforme a vontade de Deus. 
Cuidado, meu amigo: não ande conforme os seus pensamentos. Ande em conformidade com os pensamentos do Pai, Daquele que o criou e sabe o que é melhor para você. Quanto mais “acho” isto ou aquilo, mais podemos estar enganados pela nossa vaidade. Cuidado.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. Efésios 5.15-17
Sugestões…
De Atividades para tempo que lhe sobrou:
  • Orar muito mais,
  • Fazer discípulos, proclamar o evangelho do Reino,
  • Ler a Bíblia, bons livros,
  • Ler e reler muitas vezes as apostilas,
  • Verdadeiramente estar com os irmãos, ser amigo de fato,
  • etc e tal… Dentro de você habita a plenitude de Cristo, do criador, você é criativo.
De vídeos: 
Que a graça de nosso Pai esteja sobre cada um de nós e nos abençoe. Amém.
Autor: sérgio de avillez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário